Doença de Sever (Apofisite do Calcâneo)

A doença de Sever é uma inflamação que ocorre nas placas de crescimento localizadas no calcanhar das crianças e adolescentes em fase de crescimento, sendo uma das causas mais comuns de dor nesta região entre 7 e 10 anos.

Podem ocorrer com mais frequência em períodos de crescimento rápido de músculos, tendões, ossos e outras estruturas. Tem mais facilidade de atingir crianças ou adolescentes que praticam esportes, como corrida e salto, causando um impacto maior na região do calcanhar. Mas também, atinge crianças menos ativas. 

As dores causadas pela doença de Sever, muitas vezes, podem ser tratadas com medicamentos, repouso, alongamentos e fortalecimento da musculatura.

O que causa a doença de Sever?

Nas extremidades dos ossos das crianças e adolescentes se encontram as placas de crescimento, estruturas de cartilagem, responsáveis pelo crescimento dos ossos.

Essas estruturas permanecem nas extremidades dos ossos até que a criança passe da fase de crescimento, enquanto isso, as placas de crescimento são mais frágeis que as estruturas próximas (tendões e ligamento), sendo mais suscetíveis a traumas e tensões.

Nesta doença é afetada a placa de crescimento que se localiza na parte de trás do calcanhar, o ponto de fixação do tendão de Aquiles (tecido que conecta o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar).

A prática de atividades de alto impacto como, por exemplo, correr ou pular, pode causar traumas na placa de crescimento do calcanhar.

Sintomas da doença de Sever 

A prática de esportes pode aumentar a chance de uma inflamação no calcanhar das crianças.Em alguns pacientes a dor atinge os dois calcanhares, mas é comum que um seja mais dolorido. Podemos destacar alguns sintomas:

  • Dor e sensibilidade no calcanhar;
  • Inchaço no calcanhar.

Como é feito o diagnóstico da doença de Sever?

O ortopedista infantil fará um exame físico na criança, avaliando o pé e o tornozelo, aplicando pressão no calcanhar para identificar sensibilidade ou sintomas dolorosos nesta região, que estão associados à doença de Sever.

O ortopedista, também pode pedir que o paciente ande sobre os calcanhares, caminhe, pule e corra, para identificar se esses movimentos causam dores no calcanhar.

Tratamentos para a doença de Sever 

O tratamento para esta condição serve para a redução do inchaço e da dor do calcanhar. O ortopedista da criança pode recomendar que o paciente não realize atividades físicas que gerem impacto na região até que os sintomas melhorem. 

Em alguns casos, o repouso de atividades de impacto pode durar alguns meses, necessitando de um fortalecimento muscular para que a criança volte a praticar atividades físicas sem sintomas de dores. 

O ortopedista infantil pode recomendar métodos de tratamento, como:

  • Almofadas de calcanhar, posicionadas nos tênis para práticas de esporte, absorvendo os impactos do calcanhar e tornozelo;
  • Sapatos com o solado da parte do calcanhar, um pouco elevado, aliviando a pressão na placa de crescimento;
  • Exercícios de alongamento do tendão de Aquiles;
  • Medicamentos que auxiliam na diminuição da dor e inchaço do calcanhar.

Se os sintomas prejudicarem a caminhada da criança, pode ser recomendado o uso de órteses para imobilizar o pé até que ocorra a melhora do trauma no calcanhar. 

Resultados após o tratamento 

A doença de Sever pode retornar, principalmente quando o paciente volta a praticar frequentemente atividades de alto impacto. É importante fazer o uso de calçados que tenham bom suporte para o calcanhar para evitar que a doença retorne. 

Quando o crescimento da criança se interrompe e a placa de crescimento do calcanhar se transforma em osso sólido, não haverá mais sintomas da doença de Sever. 

Você ficou com alguma dúvida sobre a doença de Sever? Marque uma consulta, para que seu filho receba o diagnóstico e tratamento adequados.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Posso ajudá-lo?